MANUELZÃO E MIGUILIM - João Guimarães Rosa

Indicado por ADOLAR MARIN(*)

Descobertas na infância e velhice Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa Manuelzão e Miguilim é um volume composto por duas novelas: "Campo Geral" e "Uma Estória de Amor"."Campo Geral" é o relato lírico da infância do menino Miguilim, narrado em terceira pessoa, sob a perspectiva de Miguilim, menino inteligente e sensível que mora com a família na mata do Mutum (MG).
A narrativa é organizada segundo a vivência e as experiências desse jovenzinho que está constantemente observando as pessoas e as coisas situadas em seu universo sertanejo. Diversas personagens vão sendo apresentadas ao leitor: a mãe; o pai suicida; o padrasto e tio Terêz; os irmãos, principalmente o Dito, que morre prematuramente de tétano; a avó ranzinza Izidra, entre outros.
O leitor vai desvendando a cada passo o mundo afetivo de Miguilim, transbordado de alegrias e de tristezas, misturando-se nele as reflexões e os deslumbramentos. Guimarães Rosa capta o universo infantil, culminando com o deslumbramento dessa criança ao ver o mundo ienítidolm, quando um doutor lhe descobre a miopia.
A segunda novela presente no volume é "Uma Estória de Amor", narrativa que revela o outro lado da vida, a velhice, retratada pela vertente de um vaqueiro que nunca havia se fixado, nem alcançara a estabilidade doméstica senão no final da vida, já velho. Aos sessenta anos recompõe a família buscando o filho natural e a família, construindo uma casa e, como promessa à mãe, constrói uma pequena capela na fazenda da qual era administrador.
Manuelzão prepara uma festa para a consagração. A novela registra os preparativos, a chegada dos sertanejos das mais diferentes regiões, a chegada do padre e a própria festa. Toda a história é narrada às vésperas da partida de uma boiada, instrumento de trabalho e da vida do protagonista e que serve de ligação entre o presente e a tessitura das recordações de um passado vivido com o eterno equilíbrio da graça e da desgraça.
As duas novelas completam-se, mostram a infância e a velhice, cujos protagonistas fazem da descoberta e da recordação os pontos altos da matéria literária.

As novelas que integram este volume foram publicadas originalmente no livro 'Corpo de baile', que depois foi dividido em três pelo autor. As duas histórias complementam-se, como um começo e um fim de vida - a constante e dolorosa descoberta do mundo pelo menino Miguilim, de 'Campo geral', e o relembrar por vezes também doloroso do vaqueiro sessentão Miguelzão, de 'Uma estória de amor'.

Autor: ROSA, JOAO GUIMARAES
Editora: NOVA FRONTEIRA
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA
11ª Edição - 2001
260 pág.

(*) ADOLAR MARIN - cantor, compositor e instrumentista - é Artista da Matriz Brasileira.

0 comentários:

Matriz Brasileira

2007 - 2009

Matriz Brasileira

2007 - 2009